Peito de pato com purê de legumes assados

Peito de pato com purê de abóbora, pimentão e tomate

Quem me conhece sabe que minha “carne” favorita é a de pato. Já a experimentei em receitas de origens variadas e o resultado é sempre delicioso. A carne é saborosa e resistente. Com exceção do peito, que em geral segue um modo de preparo padrão – corte em xadrez na gordura; selar bem primeiramente com a gordura para baixo; ponto da carne rosada – o restante das partes do pato, ou mesmo inteiro, é cozido ou assado como os frangos. Atenção especial deve ser dada a sua generosa gordura que, se bem manipulada, pode ser preservada para fazer o “confit” de pato na qual coxas e sobrecoxas são cozidas lentamente ou para assar batatas, por exemplo. Outra característica de grande parte das receitas com pato é sua combinação com molhos, frutas ou legumes adocicados. Experimente, por exemplo, rechear o interior do pato apenas com ameixas secas! Sucesso garantido!

Segue abaixo uma receita muito simples para o peito de pato acompanhado de um purê de legumes assados.

Ingredientes (para 2 pessoas)

2 peitos de pato

Tempero chinês (opcional)

2 pimentões vermelhos picados ao meio, sem as sementes

4 tomates  picados ao meio

400 g de abóbora moranga com casca e sem as sementes

Modo de fazer

Coloque os legumes em uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 minutos.

Enquanto isto faça cortes leves na gordura que reveste o peito do pato formando um xadrez. Tempere-os com sal e pimenta-do-reino (usei um tempero chinês, mas acredito que não seja fácil de encontrar nos nossos supermercados). Reserve.

Quando os legumes estiverem assados, retire a pele dos tomates e pimentões e a polpa da abóbora.  Amasse tudo e misture bem. Acrescente azeite e tempero a gosto.

Aqueça bem uma frigideira antiaderente e coloque os peitos de pato com a gordura voltada para baixo.  Deixe selar bem por 12 minutos mais ou menos. Se quiser guardar a gordura, retire-a com uma colher antes que comece a queimar, o que acontece normalmente após os primeiros 5 minutos. Vire-os e deixe mais 3 a 5 minutos. Retire, corte em fatias e sirva em seguida sobre o purê de legumes. Se for demorar a servir, retire um pouco antes, enrole em papel alumínio e deixe no forno baixo. A carne do peito de pato seca rapidamente ficando borrachuda. Quanto mais rápido servir melhor!

Nota:  Na foto da receita o pato ficou escuro porque ainda o passei na frigideira mais uma vez após fatiado e o tempero chinês o deixou assim. Fazer este processo é bom para quem gosta dele bem passado, mas corre-se o risco de deixar o pato seco como borracha! Tem que fazer tudo rapidinho!🙂

Comments
One Response to “Peito de pato com purê de legumes assados”
  1. Uwe Winking disse:

    Parabéns, depois de passar mais um pouquinho na frigideira ficou ótimo para mim. Diferente da carne de boi, a de pato gosto mais bem passada…🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: