Bara Brith

Tenho um livro de pães com receitas duplas para se fazer na máquina de pão ou manualmente – The Bread Book (Sara Lewis). Gosto muito dele e já fiz várias receitas sendo a minha preferida a de 3 Grãos. Ultimamente me interessei pelos pães sem fermento biológico. Neste livro existem várias receitas usando o bicabornato, por exemplo. Um pão de nome incomum chamou-me a atenção – Bara brith, algo como “pão salpicado”. É um pão ou bolo de tradição Welsh, dos habitantes de Wales, país pertencente ao Reino Unido.  Parece ter sido trazido também para a Argentina onde o chamam de “Torta Negra ou Galesa”.  Lembra muito os bolos de natal, ricos e perfumados. No livro da Sara Lewis as passas são demolhadas em chá quente e forte. Como eu já tinha passas há muito tempo embebidas em conhaque, optei por usá-las e adicionar chá preto como a parte líquida da receita.  Ainda não sei dizer se é um pão (fiz na máquina de pão) ou bolo, mas com certeza é muito gostoso e uma ótima opção para chás da tarde.

Nota 1: As passas podem ser mantidas por várias semanas se totalmente embebidas no destilado de sua escolha. Se, em vez disto, forem preparadas pouco antes da receita, ferva-as com o destilado por 5 minutos.

Ingredientes (receita adaptada)

200 g de passas embebidas em conhaque ou na quantidade de chá pedida abaixo;

25 g de frutas desidratadas (as minhas também foram “ao rum” :-))

25 g de avelãs (ou nozes) picadas

175 g de açúcar mascavo

250 ml de chá preto forte

1 ovo batido

200 g de farinha de trigo

75 g de farinha integral

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela em pó

Modo de fazer

Coloque as frutas secas com o açúcar numa tigela com o chá quente e deixe hidratando por 4 horas ou toda noite. Se tiver já as passas embebidas em destilado, coe-as e reserve para a receita.

Unte uma fôrma quadrada (bolo inglês).

Misture o ovo batido com as frutas (aqui é necessário adicionar o chá se este já não foi usado para demolhar as frutas secas).  Adicione a farinha, o bicarbonato e a canela. Misture bem.

Despeje na fôrma untada e leve para assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 1 hora.

 

Nota 2: Se estiver usando a máquina de pão, siga as mesmas instruções usuais, líquidos primeiro, sólidos por último (chá se não usado antes, passas, ovo batido, farinha, bicabornato e canela). Selecione a opção para bolo ou pão rápido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: