Frango Marroquino

Interesso-me por todas receitas que utilizam limão. Há pouco tempo eu passei pela fase da “conserva de limões”.  Uma amiga tinha um lindo pé de limão Tahiti e deu-me uma grande quantidade deles, então comecei a procurar por receitas de conservas porque eram muitos para um consumo imediato. Descobri que a conserva de limões (no caso do tipo Siciliano) é típica do Marrocos, utilizada principalmente no “Tagine” e, desde então, estou sempre “esbarrando” em uma receita que utiliza conserva de limões, “Limão Confit” ou “Preserved Lemons”. Pelas experiências que tive, não a faria novamente com limão Tahiti, mas sempre com o limão Siciliano como nas receitas tradicionais.

 Modo de Preparar a conserva de limões ou limão confit:
Abrir os limões em quatro sem desmembrá-los e encher com sal. Colocar num recipiente de vidro esterilizado, completar com suco de limão e tampar. Deixar assim por 3 semanas, agitando o vidro de 2 em 2 dias. Retirar do recipiente, lavar bem, retirar a polpa e cortar a casca como indicado na receita.

Vamos à receita do Frango Marroquino!

 Referência: “All About Braising” de Molly Stevens 

Ingredientes

 ½ xícara de azeitonas verdes

Um frango cortado em 8 partes (ou use a quantidade equivalente apenas com as partes que gostar mais, exceto o peito porque este precisa de tempo diferente de cozimento);

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 cebola média picada em fatias finas

2 dentes de alho picados

Água

¼ xícara de salsinha e coentro

2/4 de limão confit sem a poupa, picado em cubinhos

Pimenta do reino

½ colher de chá de gengibre

½ colher de chá de cominho

½ colher de chá de pimenta do reino moída

¼ colher de chá páprica em pó

¼ colher de chá de pimenta vermelha seca moída (ou fresca a gosto)

1/8 colher de chá de açafrão

Modo de fazer

Seque os pedaços de frango com papel toalha. Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela grande antiaderente. Tempere os pedaços de frango com um pouco de sal. Sele os pedaços de frango na manteiga, sem mexer, 5 minutos de cada lado. Retire os pedaços de frango da panela, e refogue, por 3 minutos, a cebola e o alho na gordura que restou do frango. Adicione então os temperos – cominho, gengibre, pimenta do reino, páprica, pimenta vermelha e açafrão. Adicione ¾ xícara de água para deglaçar a panela, mexendo bem para tirar a crosta que se forma no fundo. Quando a água ferver, retorne os pedaços de frango, reduza o fogo e tampe a panela. Deixe brasear (cozinhar em pouco líquido com a panela tampada) por 10 minutos. Verifique a quantidade de líquido e se pouco, adicione mais água (o ideal é ficar a 3/4 da altura do frango, não cobrindo-o). Faça isto por mais uns 20 minutos. Adicione as ervas. Adicione as azeitonas e o limão confit. Deixe cozinhar com a panela tampada por mais 15 minutos sempre verificando a quantidade de líquido para não secar. Sirva com couscous.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: