Focaccia de Tomate

A focaccia é um pão italiano de formato rústico e simples. Normalmente é feito com uma cobertura de ervas (alecrim ou sálvia), azeite e sal granulado. Eu encontrei uma ótima receita de focaccia no meu livro de pães (“The Bread Book” by Sara Lewis), o mesmo que eu tenho usado em receitas para máquina de pão. Recomendo, para quem ainda faz pouco uso da sua máquina de pão, que use a função apenas que faz a massa, a máquina mistura, bate e deixa descansar até crescer. A receita abaixo é descrita para quem também não tem a máquina, da mesma forma como vem no livro acima citado.

Gostei muito desta receita porque as focaccias que eu conhecia ficavam secas demais, esta, por causa dos tomates, fica deliciosa e úmida na medida certa.

Ingredientes

Para a massa

475 g farinha de trigo

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

1 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

3 colheres de sopa de azeite de oliva

275 ml de água (morna se manual, fria se usando a máquina)

Para a cobertura

200 g de tomates cerejas

Algumas folhas de alecrim

Algumas azeitonas pretas

1 colher de sal granulado (ou sal grosso ligeiramente moído)

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer

Coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em uma tigela grande. Adicione o azeite e aos poucos a água morna misturando até obter uma massa lisa.  Trabalhe a massa por 5 minutos em uma superfície enfarinhada até que a massa fique elástica. Coloque a massa numa tigela, cubra-a com filme plástico untado em óleo e deixe descansar em local aquecido por 1 hora ou até dobrar de tamanho. [Até este ponto a máquina de pão faria o trabalho descrito acima, os próximos passos são feitos manualmente de qualquer forma].

Divida a massa em duas e então abra-a em uma superfície enfarinhada. Faça um formato oval um pouco maior que o tamanho de sua mão. Transfira a massa para 2 fôrmas untadas com óleo. Faça “buracos” na massa com a ponta de uma colher de pau ou com seus dedos. Sobre os buracos distribua os tomates cereja (corte fora a parte do cabo destes) e  as azeitonas.  Distribua o alecrim sobre a massa e também em alguns buracos. Aqui eu mudei um pouco uma das focaccias, adicionando folhas de sálvia como base dos buracos onde coloquei os tomates e usando apenas sálvia não alecrim. Salpique as com o sal e azeite de oliva. Leve para assar (200º C) por 15 minutos.

Comments
3 Responses to “Focaccia de Tomate”
  1. Bárbara disse:

    Eba! Eu estava mesmo querendo uma receita boa de focaccia!

    Vou fazer e te conto. Obrigada!

    Beijocas

  2. Lie disse:

    adoro ver as receitas que vc coloca aqui!! checo todas as semanas!!
    e principalmente as fotinhas da comida! super profi!!!

Deixe um comentário